Fez
Fez é um das cidades imperiais marroquinas. Na verdade, é talvez a mais conhecida de todas devido à sua importância no Reino de Marrocos, tendo sido inclusivamente a capital em algumas ocasiões.
A cidade de Fez é antiga, nasceu no ano de 808. Hoje em dia está dividida em 3 partes, cada uma merecendo uma visita só por si. Começando pela mais recente, temos a Ville Nouvelle, uma zona moderna e algo chique onde os negócios acontecem. Daí as largas avenidas, os hotéis e os restaurantes.
A cidade com a idade intermédia, do século XIII, chama-se Fez el-Jedid. Ao contrário da mais antiga parte de Fez, o seu desenvolvimento e crescimento foi planeado. Construída pelos Merenidas em 1276, no início da sua dinastia, passou a ser onde o governo se instalou.
Inicialmente, Fez el-Jedid acolheu o palácio real de Dar el Makhzen e uma parte considerável das forças militares. No princípio do século XIV, viria a incluir o Mellah, gueto Judeu.
Fez el-Bali é, finalmente, a mais antiga zona de Fez. O labirinto das suas ruas estreitas esconde segredos valioso e consegue, nos tempos modernos, acomodar as populações em perfeita sintonia com as paredes do passado.
A medina é considerada a maior zona urbana do mundo onde não podem circular carros. Esta é também a mais bem conservada medina Árabe do mundo. Passar pelas portas significa entrar num mundo completamente diferente.
Os destaques em Fez são muitos. A Mesquita de Qarawiyyin é a mais velha mesquita de África já que data do ano 810, altura que o Islão se estabeleceu em Marrocos. No mesmo complexo, a Universidade de al-Qarawiyyin é também a mais antiga do mundo, fundada em 859 por Fatima al-Fihri. Ao seu lado fica a madrassa, que na altura se tornou um dos mais importantes centros espirituais e educativos do mundo islâmico.
Em Fez, os souks são uma infindável fonte de despertar dos sentidos. A zona dos curtumes é mítica e de visita obrigatória. Para ver e fotografar. Há que visitar o Palácio Real e o Mellah
Com tanto para visitar em Fez, a melhor solução é arranjar um guia privado para nos levar aos melhores sítios dentro da antiga medina.
Top 10 locais a visitar em Fez:
- Medina de Fez
- Mesquita de Qarawiyyin
- Universidade de al-Qarawiyyin
- Palácio Real
- Museu Batha
- Curtumes de Fez
- Palácio Glaoui
- Bairro e Cemitério Judeu (Mellah)
- Madrassa Bou Inania
- Souks de Fez